Cadastre

Cadastre-se aqui para ser nosso intercessor, deixe seu email abaixo e clique em Subscribe:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Decepcionado com Deus...

Lendo a história de Jó e de José percebemos que às vezes Deus permite situações de tristeza, dor e sofrimento não só na vida dos incrédulos mas também na vida de seus filhos! Quantas pessoas você conhece que estão chateadas e amarguradas com Deus, questionando sua bondade e fidelidade? Talvez você já tenha passado por isso ou ainda esteja assim, quem sabe questione: Porque andar com Deus vale a pena se estou sofrendo? Se Deus não faz acepção de pessoas porque o fulano passou por isso sem sofrer tanto como eu? Se a Bíblia é verdadeira porque estou semeando, semeando e não estou colhendo? Se Deus realmente me ama, porque Ele está deixando isso acontecer?

Essa crise com Deus é uma encruzilhada de destino na vida de todos, uma esquina de decisões que podem ser perigosas e definitivas, é um momento onde podemos correr de Deus ou correr para Deus mesmo sem entender a situação! Neste ponto muitos desviam da fé e abrem mão não só das promessas como da salvação que Deus nos dá!

Alguns anos atrás passei por situações bem complicadas que me levaram a esta "encruzilhada de escolhas", passei pelo que nós crentes chamamos de "deserto" (lugar de dificuldade) em todas as áreas de minha vida e tudo na mesma época! Ao invés de fugir de Deus amargurado, escolhi "lutar com Deus" como Jacó, fui acampar sozinho em uma ilha por 2 semanas e fiz das palavras de Jacó as minhas: Senhor, não te deixarei se não me abençoares! Não levei celular nem nada, fiquei a sós mesmo com Deus, levei um livro que se chama esgotamento espiritual e a minha bíblia, voltei internamente bem diferente e embora um ano recheado de dificuldades estivésse me esperando meu conceito a respeito da bondade e misericórdia de Deus foi ampliado, gostaria de compartilhar algumas coisas que Deus me ensinou neste tempo.

A palavra de Deus nos dá diversos adjetivos que não gostamos muito, mas é fundamental que saibamos quem nós realmente somos, não quem nós achamos ser, mas quem Deus afirma que nós somos de verdade!
"...não pense de si mais do que convém" Rm 12:3 Se temos uma imagem errada de quem somos, conseqüentemente ficamos com uma visão errada de quem Deus é também!

A Bíblia faz um "raio-x" preciso do nosso caráter:

Somos pecadores (Não há um justo, nenhum sequer Rm 3:10)

Somos rebeldes (Só precisamos de um único mandamento para quebrá-lo, só havia uma única árvore proibida entre milhares no Éden, eu e você teríamos insistido em comer justamente a proibída assim como Adão e Eva.)

Somos orgulhosos (Assim como Pedro se julgou superior aos outros "ainda que todos te neguem eu jamais o faria.."e só depois de negar 3 vezes é que viu seu estado real interior e chorando amargamente permitiu Deus mudar seu coração), Deus só muda nosso interior quando permitimos, e só permitimos quando reconhecemos que precisamos de mudanças, e geralmente só reconhecemos isso nas provações.

Somos ingratos (Jesus cura 10 leprosos e somente 1 volta para agradecer) No fundo mesmo achamos pouco a salvação, afirmamos nos momentos de amargura: Minha vida antes de andar com Jesus era melhor... estávamos indo para o inferno para todo o sempre e agora que somos salvos afirmamos que era "melhor"...

Somos injustos (O que é correto? Condenar um inocente ou libertar da prisão um ladrão e assassino? Pois é, frente a pergunta: Cristo ou Barrabás o ser humano achou o contrário, nossa "justiça" é semelhante à trapos de imundíce.

Somos egoístas (Insistimos em achar que a grama do vizinho é mais verde que a nossa ao invés de reconhecer como no Salmo 23 que o Senhor é o nosso Pastor e que é Ele que nos faz repousar em pastos verdejantes.) Ao ver a generosidade de Deus com os outros, ao invés de se alegrar pelos outros acusamos Deus de "injusto", lemos a bondade dele com as pessoas como "infidelidade" à nós... a parábola dos trabalhadores da vinha mostra isso...

Há mais diversos adjetivos para descrever nosso péssimo caráter, mas creio que pecadores, rebeldes, orgulhosos,ingratos, injustos e egoístas já basta para questionarmos um pouco se estamos em condições de exigir algo de Deus ou de culpá-lo pelo que for.

Os adjetivos de Deus são outros, bem diferentes, tardio em irar-se, fiel, bondoso, longânimo, santo...
A Bíblia nos fala que o próprio Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que? Sofreu...
O mais rápido que aprendermos a obedecer e ter o coração tratado por Deus, mais rápido o sofrimento passará, quanto mais tempo levarmos para admitir que nosso interior é podre e sujo, mais tempo a tribulação permanece para nos deixar humildes e quebrantados perante um Deus santo, justo e verdadeiro que deseja nos dar "o melhor desta terra", mas que para isso, depende de nossa correspondência...

"Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra" Is 1:19
"O ímpio destróe sua própria vida com o pecado e depois coloca a culpa em Deus" Pv 19:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário